Acolher crianças encaminhadas pela Vara da Infância e ou pelo Conselho Tutelares, durante 24 horas, proporcionando um ambiente de escuta, acolhimento e de inserção no atendimento básico proposto pelo Serviço.
Atender às necessidades básicas de alimentação, higienização, saúde, vestuário e moradia a qualquer hora do dia ou da noite.
Encaminhar aos serviços da rede de saúde, quando detectados casos de necessidade.
Recepcionar a criança, iniciar os contatos com Conselhos Tutelares e rede de serviços, para identificação da situação e da família, visando um o mais rápido possível investimento na família que contribua com mudanças que favoreçam o possível retorno ao convívio familiar.
Intervir de forma a fortalecer os vínculos familiares, ou a reintegrar com outros meios de convívio social.
Atender a família e a criança/adolescente de forma individual e grupal, para orientações, encaminhamentos e acompanhamento da (ré) construção do projeto de vida.
Fortalecer os vínculos entre educadores, voluntários e educandos, propiciando espaços de vivência coletiva, utilizando recursos/oficinas pedagógicos, culturais e lúdicos, na rotina da criança, de forma a construir o encaminhamento necessário para a intervenção.
Estabelecer articulação com outros abrigos, com objetivo de troca de experiências que contribuam na melhoria na rotina do abrigo
Encaminhar os casos de longa permanência para espaços onde estejam instituídas rotinas próprias, inserção em acompanhamento escolar e recomposição de laços familiares, quando isto for possível, e outras ações necessárias.
Propiciar à equipe da Casa de acolhimento, durante a permanência no serviço, a capacitação e a supervisão técnica constante, quando necessário.
Criar um banco de dados e monitoramento para o estudo e acompanhamento dos casos, com indicadores de metas e resultados a curto, médio, longo prazos.
Apoiar a criação de grupos de voluntários oriundos da comunidade que possam ser inseridos, de formas diversificadas, nas atividades e no apoio da casa.
Serão realizadas oficinas lúdicas e pedagógicas e ações socioeducativas, no espaço da casa ou fora dela.
Será realizado o acompanhamento e orientação familiar para as famílias das crianças em permanência na casa de acolhimento.